quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Responsabilidade Social não se reduz à Filantropia


A Responsabilidade Social é uma forma de conduzir a gestão das empresas que pretendem fomentar o desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que tem a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes conjugadas no projecto da empresa (estou obviamente a referir-me aos stakeholders) e tomar medidas coerentes que possam beneficiar todos. Nunca esquecendo que na base da sua politica de responsabilidade social está a ética que se expressa através dos princípios e valores adoptados por cada organização empresarial.

Este conceito é bem diferente do conceito de Filantropia, que trata basicamente da acção social externa da empresa que beneficia a comunidade nas suas mais diversas formas – ONG’s e associações comunitárias, entre outras.

Estas acções filantrópicas são de grande importância para a comunidade, dado que a maioria dos seus beneficiários, que desenvolve um trabalho extraordinário em prol de doentes ou carenciados, têm apenas como verbas fixas, pequenos subsídios estatais. Estes subsídios não lhes dariam para sustentar a sua actividade mais do que dois meses por ano, pelo que, os fundos provenientes destas acções de solidariedade social, promovidas por empresas ou produtos, são da maior importância para a sua sobrevivência. E é com muito orgulho que posso afirmar que, há mais de quinze anos, que promovo acções de solidariedade social com os meus clientes e pretendo continuar a fazê-lo.

Serviu toda esta teorização para que eu pudesse explicar que, actualmente, ainda existe, nalgumas empresas uma grande confusão acerca de um e outro conceito.

Não basta às empresas organizar acções em benefício de algumas instituições de solidariedade social para que se possa considerar uma empresa socialmente responsável. Há que ir mais longe! E é bom que essas empresas o entendam, dado que, no futuro, se vai exigir que as empresas sejam socialmente responsáveis.

E, para isso, o tecido empresarial português tem ainda um grande caminho a percorrer que terá que começar, inevitavelmente, pela compreensão do conceito de responsabilidade social.

Penso ainda, que os órgãos de comunicação social, nomeadamente os económicos, terão um papel importante nessa função pedagógica.

É necessário uma mudança da cultura da gestão das empresas que deverá passar a basear-se nos conceitos dos três P’s – Profit , People e Planet – e no conceito do Desenvolvimento Sustentável, que promove a satisfação das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades.

As empresas deverão ainda desenvolver práticas de negócio abertas e transparentes e divulgar a sua ‘performance’ social e ambiental, em relatórios anuais. Actualmente, em Portugal, já existem empresas que o fazem voluntariamente, mas no futuro, estes relatórios deverão passar a ser obrigatórios.

É que Responsabilidade Social é muito mais que ética e cidadania!

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