quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Porta Aberta para a Comunicação

Infelizmente, e porque há dias ‘para esquecer’, ontem não pude assistir, em directo, ao programa Janela Aberta, da RCP, cujo tema em debate era ‘O que fazem as Consultoras de Comunicação?’.

Acabei de ouvir atentamente o programa. Gostei muito. Não só pelo que se disse mas principalmente pela forma como Aurélio Gomes e Teresa Gonçalves abordaram o tema. Foi esclarecedor.

Acho que há muito tempo que não lia um artigo ou ouvia um programa sobre Consultoras de Comunicação em que a actividade que desenvolvemos fosse explicada.

Senti sempre que, a maior parte das críticas que nos são lançadas, provinham de quem não sabe nada sobre a actividade das Consultoras de Comunicação. E este panorama é possível pelo facto de o próprio mercado, durante muito tempo, não ter mostrado qualquer preocupação em explicar este que é um sector relativamente novo no nosso país.

Programas pedagógicos como o que acabei de ouvir são sempre bem-vindos. É bom que se entenda que a comunicação não é publicidade, que as consultoras não estão repletas de jornalistas mal sucedidos, que a consultoria de comunicação não se resume à assessoria mediática, que os maiores e melhores clientes não são os políticos, que as redacções não estão pejadas de jornalistas vendidos e principalmente, que os profissionais portugueses não são uns ‘curiosos’ da actividade.

Entretanto, parabéns à RCP pela seriedade com que abordou o tema e ao Salvador da Cunha e António Cunha Vaz que, nesta intervenção, representaram muito bem a classe.

Sem comentários: