quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Gargalhada Mundial

O deputado português José Lello, Presidente da Assembleia Parlamentar da NATO, está indignado (in Publico). E com toda a razão. Então não é que os soldados russos lhe apontaram metralhadoras quando visitava um posto de controlo na Geórgia. Até teve de dar dois passos atrás. E eles (os russos) estavam mesmo a provocá-lo. Nem se percebe como os soldados russos, num posto de controlo, algures na Geórgia tenham armas (uma realidade desconhecida aqui no nosso cantinho. Bom, talvez haja uma ou outra lá para os lados da Quinta da Fonte) Há, e pior ainda, como é que não conheciam o José Lello?

Ainda bem que nós portugueses temos mau feitio. José Lello chamou logo a polícia local e clamou ao mundo ter sido alvo de violência. E, mesmo depois de dar dois passos atrás descobriu que, á frente, estão a ser montados novos postos de controlo . E mais uma vez gritou, para quem quisesse ouvir, que os russos não estão a cumprir o acordo de paz. Nem o deixaram entrar na zona Tampão. Imagine-se!

De facto, só o Javier Solana é que não percebe nada disto. Então não é que discorda do nosso Lello e declara, numa reunião informal dos Ministros da Defesa da EU que ao final do primeiro dia da missão de observação da UE ‘tudo está a evoluir positivamente e não há problemas a registar’.

Bom. Confesso que não sei bem se ria ou chore. Estou mais como a Cristina Ferreira de Almeida no Corta-Fitas. Estou espantada e triste. Assim é fácil sermos conhecidos no mundo. Como gargalhada mundial.

Sem comentários: