sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Pobreza...por cá

‘Em Portugal, 18% da população vive abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com salários mensais entre os 360 e os 366 euros, segundo dados da Associação Cais, divulgados hoje no Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. ‘ in Expresso on line
‘Só nos primeiros seis meses deste ano recorreram aos seus serviços de apoio social um total de 4.695 pessoas, o equivalente a 64% do valor total de pessoas que recorreram à AMI durante os doze meses de 2007. ‘in Expresso on line

Facto: Um milhão e oitocentos mil portugueses vivem abaixo do limiar de pobreza.
Conceito: Se nos regermos por uma definição económica simplista, limiar de pobreza é o nível de rendimento abaixo do qual uma família é incapaz de satisfazer as necessidades mínimas dos elementos que a integram.
Conclusão: Um milhão e oitocentos mil portugueses (sobre)vivem com um rendimento que não lhes permite garantir a satisfação das suas necessidades mínimas.

Infomação que poderia muito bem ser ilustrada por uma reportagem que foi para o ar, ontem, no Jornal da Noite, na SIC. Uma contribuinte, que trabalha como assessora de administração de uma empresa, o seu marido e os seus sete filhos tiveram, este ano, de deixar o seu apartamento de 200 m2 e mudar-se para outro com 90m2. Para o jantar, naquela noite, tinham uma pequena quantidade (algo como 200gr) de carne que, depois de muito bem desfiada, daria uma óptima arrozada. Era só acrescentar ervilhas ou milho… Esta não é mais que a triste imagem da situação económica de milhões de portugueses!

Sem comentários: