quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Não deve ter percebido bem...

É interessante ver a sanha com que Manuela Ferreira Leite é atacada pelos donos e empregados das agências de comunicação que pululam nos blogues, muitas vezes sem se identificarem como tal. Compreende-se bem: para eles seria insuportável que um político obtivesse resultados sem a ajuda dos "profissionais" de comunicação. ‘ Abrupto

Esta profissional de comunicação que é, assumidamente, directora-geral e accionista de uma agência de comunicação e que nunca comentou na blogosfera os problemas de comunicação do PSD, suporta muitíssimo bem o facto de a Dra. Manuela Ferreira Leite poder vir a obter bons resultados na sua carreira política. Fica é algo incomodada com o facto do Dr. José Pacheco Pereira pensar que as consultoras de comunicação necessitam da comunicação política, em geral e da Dra. Manuela Ferreira Leite, em particular, para viver.

E já agora algumas notas desta profissional (se possível sem aspas já que os anos nesta actividades me permitem esta prorrogativa):

- O 'low profile' é muito diferente da ausência de comunicação voluntária(silêncio). E o silêncio pode criar na opinião pública percepções erradas. E quanto mais enraizadas estas estiverem mais difícil será modificá-las. O que é negativo.

- No caso do PSD, o silêncio da líder não só é negativo como perigoso. Há que ter em conta que ‘pululam’ no partido as fontes ‘não oficiais’ e os oradores avulso. São estes que preenchem o vazio do silêncio da Dra. Manuela Ferreira Leite. E são também estes personagens que fazem as ‘delicias’ dos Meios de Comunicação Social.

- Em comunicação, a criação de expectativa para um facto ou acontecimento não é negativo. Desde que este não defraude as expectativas dos públicos. O que quero dizer é que poder-se-ía ter utilizado o silêncio excessivo da líder do PSD para criar expectativa para o seu discurso, desde que este tivesse trazido algo de novo e tivesse impactado positivamente a opinião pública.

Já agora confesso que, pessoalmente, considero a Dra. Manuela Ferreira Leite uma mulher inteligente e corajosa. Tenho pena é que esteja mal assessorada.

PS. Esta ultima frase não tem como objectivo o ‘new business’.

1 comentário:

joshua disse...

E provavelmente mal acessorada por quem se considera um indiscutível no poder averbado na bloga, na TV, e na imprensa.

Como se pode ver, tanto poder em Pacheco, o enunciado sobre 'poder' é dele, talvez o acessor supremo de MFL, soa a óbice e a contraproducente.

PALAVROSSAVRVS REX