Na qualidade de membro da direcção da APECOM escrevi um artigo para o anuário internacional Hollis, no primeiro semestre deste ano, que relatava a minha percepção sobre as consequências da crise económico-financeira no sector das RP’s nacional.
Nesse artigo, que tive oportunidade de partilhar neste blogue, referia que muito provavelmente o mercado iria crescer e que parte desse crescimento poderia ter origem nos constrangimentos económicos que obrigariam os gestores a distribuir os montantes dos seus orçamentos por disciplinas que lhes oferecessem uma relação custo-benefício superior ao da publicidade.
Parece que a minha percepção não andava longe da verdade. Ontem o M&P anunciava os resultados de um estudo efectuado da britânica Shape of Future junto de 1492 empresas. Referem as conclusões que o sector das relações públicas poderá vir a beneficiar com a recessão económica. O documento avança que cerca de metade dos inquiridos está a prever investir mais na área de consultoria em comunicação no próximo ano e que, simultaneamente, 36,4% das empresas manifestaram a intenção de aumentar o orçamento para o seu plano de marketing para o próximo ano, sendo as áreas de relações públicas e digital as mais beneficiadas.
Nesse artigo, que tive oportunidade de partilhar neste blogue, referia que muito provavelmente o mercado iria crescer e que parte desse crescimento poderia ter origem nos constrangimentos económicos que obrigariam os gestores a distribuir os montantes dos seus orçamentos por disciplinas que lhes oferecessem uma relação custo-benefício superior ao da publicidade.
Parece que a minha percepção não andava longe da verdade. Ontem o M&P anunciava os resultados de um estudo efectuado da britânica Shape of Future junto de 1492 empresas. Referem as conclusões que o sector das relações públicas poderá vir a beneficiar com a recessão económica. O documento avança que cerca de metade dos inquiridos está a prever investir mais na área de consultoria em comunicação no próximo ano e que, simultaneamente, 36,4% das empresas manifestaram a intenção de aumentar o orçamento para o seu plano de marketing para o próximo ano, sendo as áreas de relações públicas e digital as mais beneficiadas.
Posso agora confirmar que a 'performance' da Front Page é um bom exemplo desta realidade já que a consultora prevê obter, este ano, um aumento das suas vendas de cerca de 48%. Em ano de crise vamos assistir ao maior crescimento da nossa curta existência (3 anos). Parabéns à minha excelente equipa!
Continuo a considerar que o optimismo é uma excelente arma em tempo de crise...
NOTA: Seria interessante e útil que as agências nacionais de referência seguissem os bons exemplos internacionais e mostrassem uma maior preocupação em colaborar nos estudos de benchmarking que o mercado realiza. A Front Page, este ano, já contribuiu com todos os dados e valores solicitados, para um estudo que a APECOM está a realizar.
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