sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A Maturidade das Relações Públicas!

As relações públicas são uma ferramenta de gestão indispensável ao desenvolvimento das empresas. Penso que este é já um dado adquirido pela gestão moderna.
O crescimento económico das empresas será beneficiado se acompanhado por uma imagem de credibilidade e prestígio junto dos seus públicos-alvo e os problemas de imagem poderão encontrar nas relações públicas o agente chave de mudança. A disfunção entre a realidade da empresa e a sua imagem pública é perigosa e poderá gerar a desconfiança e insatisfação dos públicos-alvo.
Esta realidade, que não era entendida há uns anos atrás pelos responsáveis das empresas, está a mudar. Inquéritos realizados junto das empresas sobre os factores mais importantes para qualificar uma companhia, realizados na Grã-Bretanha junto de gestores de empresas, revelou dados interessantes: nos últimos anos, o factor ‘performance financeira’ diminuiu enquanto os factores relacionados com a notoriedade e reputação das empresas cresceram.
Em Portugal, a situação não é diferente. Embora, infelizmente, ainda não tenhamos disponíveis estudos sobre a matéria, diz-nos a experiência que a procura dos serviços de consultoria em comunicação empresarial é cada vez maior. E este crescimento não se revela só em quantidade como também em qualidade, designadamente na exigência de maior profissionalismo às agências.
Ferramentas como gestão de crise, public affairs, comunicação interna ou formação de porta-vozes que, embora disponíveis, eram apanágio de apenas um pequeno grupo de empresas, começam hoje a ser uma prioridade. As relações públicas, ainda há alguns anos, eram conotadas apenas com a assessoria mediática. A mentalidade dos gestores evoluiu neste campo pelo que actualmente a percepção de grande parte destes responsáveis é a de que se obtêm melhores resultados com o apoio de uma estratégia integrada de comunicação, capaz de potenciar todas as ferramentas disponíveis e de impactar todos os seus públicos-alvo.
As agências de comunicação podem e devem ser o ‘braço direito’ das empresas na gestão da sua comunicação e imagem, transferindo para o cliente as suas principais mais-valias: um serviço prestado por profissionais experientes e pro-activos, disponibilidade para acompanhamento personalizado, imparcialidade na análise das questões, soluções estratégicas para diferentes necessidades, resultados eficazes e redução das preocupações e carga de trabalho dos clientes nesta matéria.
E as Relações Públicas, em Portugal, atingem assim a maturidade!

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