sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sector da Comunicação e Relações Públicas de boa saúde!

Contrariando a tendência da maioria dos sectores ligados ao Marketing e Publicidade, o sector da Consultoria em Comunicação apresentou um crescimento de 28%, em 2009. Esta é a conclusão do estudo anual efectuado pela Apecom junto de 39 empresas (31 associadas e 8 não associadas) que operam no mercado do conselho em comunicação.

Aumento de 30,5% do EBITDA, facturação média a crescer de 1,5 para 1,9 milhões de Euros são mais algumas das boas notícias que 2009 trouxe aos players deste mercado.


A maioria das empresas que participaram no Inquérito de conjuntura da APECOM prevê que as condições de evolução do mercado da comunicação sejam desfavoráveis no próximo ano. Algo que não me surpreende dado o panorama negro que nos oferece a maior crise económico-financeira do século.

No próximo ano, cabe-nos a todos, inevitavelmente, racionalizar a gestão, oferecer aos clientes um valor custo/benefício ainda mais alto, motivar as equipas e usar e abusar da criatividade já que teremos que trabalhar, em alguns casos, com budgets mais baixos.

Há que não esquecer ainda que as crises trazem sempre janelas de oportunidade que devem ser bem aproveitadas.

Sem comentários: