quinta-feira, 23 de abril de 2009

Finalmente apresentados dados sobre o mercado de RP's

Vale a pena ver o Oje Especial Comunicar. São apresentados, pela primeira vez, alguns dados sobre o mercado de agências de comunicação. Um sonho que tinha, há alguns anos, e que já tinha expressado aqui. Deixo a minha contribuição para esse caderno.

Informação para que te quero…

Tenho o privilégio de operar num mercado que cresceu cerca de 90%, entre 2005 e final de 2007, e que prevê, neste penoso ano de crise económica, ver o seu volume de negócios estabilizado.
A evolução deste mercado é muito interessante e o seu desenvolvimento relativamente recente. Das 36 agências de comunicação que integram o estudo apresentado hoje (as mais relevantes), só uma foi criada antes de 1980. E, entre 1980 e 1990, surgiram apenas mais seis. Foi precisamente a partir da década de noventa que o nosso país assistiu ao verdadeiro crescimento do mercado das consultoras de comunicação, com a abertura de 15 agências, entre 1990 e 2000, e 14 agências, desde o ano 2000.
Actualmente, o mercado das agências de comunicação vale cerca de 60 milhões de Euros e emprega 650 trabalhadores. 65% do valor do mercado resulta da actividade das associadas da APECOM (50% das quais apresenta já uma facturação superior a um milhão de euros), que são ainda responsáveis por 78% da totalidade dos postos de trabalho.
Dos responsáveis das agências que participaram no ‘Barómetro Semestral da APECOM’, lançado no mês passado e apresentado no Oje, 87% considera a comunicação institucional a área de prática predominante e 52% que a vertente com melhores perspectivas de crescimento, em 2009, será a comunicação de bens de consumo.
Iniciei este meu artigo a debitar entusiasticamente uma série de dados e números sobre o mercado nacional das RP’s pois era esta uma ambição pessoal antiga. Há muitos anos que ambicionava trabalhar num mercado informado. Mas até à data, não existiam informações sistematizadas, nem estudos de benchmark, nem inquéritos conjunturais.
Lembro-me de, há cerca de sete anos, numa altura em que dirigia uma agência de comunicação integrada numa multinacional, me terem sido solicitados, pelo Management do Grupo, dados concretos sobre o mercado nacional. Não existiam. Fiquei embaraçada. Eu diria mesmo… envergonhada.
Como devem calcular, hoje é, pessoalmente, para mim, e para a Direcção da APECOM, um dia importante. É o dia em foram tornadas públicas, pela primeira vez, algumas informações sistematizadas sobre o mercado nacional das RP’s. E este é ainda, temos a noção, um pequeno passo de uma longa caminhada que a Direcção da APECOM considera ter de percorrer. E, para a construção de um mercado informado e transparente, vamos continuar a contar com a indispensável participação das Consultoras nos inquéritos que lançarmos.
O associativismo vive dos ‘inputs’ dos associados e da sua capacidade individual de contribuir para um mercado melhor. E só se obtém um mercado mais competitivo com mais informação. É que a informação não só constitui uma importante ferramenta de gestão como oferece credibilidade e dignifica o sector.
Os números apresentados hoje mostram ainda, claramente, a contribuição das associadas da APECOM para o valor total do negócio e para a criação de emprego no sector. Uma contribuição esmagadora que reforça a relevância desta nossa associação no panorama do Conselho de Comunicação e das Relações Publicas em Portugal.

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