segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Estratégia de Comunicação Olimpica

A mancha informativa criada com a participação da equipa portuguesa nos Jogos Olimpícos de Pequim é um excelente exemplo do 'desastre' causado pela falta de uma estratégia de comunicação eficiente e profissional.

No ano em que a Equipa Olimpica obteve resultados únicos na história da participação portuguesa no maior evento desportivo mundial, as referências recolhidas nos Órgão de Comunicação Social criaram um ambiente de antipatia com os atletas das quinas. E com razão. Fomos 'brindados' pelos atletas lusos com um sem número de comentários e justificações muito infelizes.
Convém no entanto assinalar que estes foram e são treinados para correr, nadar, saltar , lançar martelos... não para falar. E nestes casos convém, a qualquer delegação de um qualquer país civilizado, usufruir dos serviços de um profissional de comunicação que efectue a gestão de toda a comunicação de uma forma profissional.
Mas se calhar é pedir de mais, já que vivemos no país em que os Presidentes das federações desportivas visitam Pequim....em substituição dos treinadores.

PS.
Prestação Portuguesa nos JO 2008:

- uma medalha de ouro (a última obtivemo-la há 12 anos)
- Uma medalha de Prata ( nunca na história dos JO os portugueses trouxeram para casa um Ouro e uma Prata)

História das medalhas nos JO:

1984 (Los Angeles) - 3 medalhas - Carlos Lopes arrecada ouro. As duas outras medalhas obtidas eram de bronze
1988 - (Seul) 1 medalha - Rosa Mota foi a única atleta portuguesa medalhada
1996 - (Atlanta) 2 medalhas -Fernanda Ribeiro ganha o Ouro. Nessa edição obtivemos ainda uma medalha de Bronze.
2004 - (Atenas) - 3 medalhas - Francis Obikwelu (100m) e Sérgio Paulinho (ciclismo) ganham medalha de Prata. Nesta edição Portugal conquista ainda uma medalha de bronze.

Sem comentários: