quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O nosso mercado da comunicação

Li atentamente o post do meu ‘colega’ António Marques Mendes, sobre os efeitos da crise económica no setor da comunicação, no PiaR. É um tema importante e que toca a todos, de uma forma ou de outra, pelo que resolvi expressar aqui a minha opinião.

Não existe em Portugal um mercado da comunicação. Existem, no mínimo, três. O das Consultoras de Comunicação, o das Agências de Assessoria Mediática e o dos ‘one man show’, aqueles que ganharam alguma visibilidade nas revistas cor-de-rosa e com ela se iniciaram nas ‘cousas’ das Relações Públicas. Embora, tenha uma ideia do que será o futuro destes dois últimos mercados, não os conheço assim tão bem, pelo que vou inibir-me de os comentar. Falemos, então, do mercado das Consultoras de Comunicação.

A crise económica chegou, de fato, ao mercado das Consultoras de Comunicação. E a nossa crise não é tanto uma crise de procura. É mais uma crise de preços que, inevitavelmente esmaga as margens. Esse fator é preocupante já que neste mercado a perceção de qualidade advém mesmo da qualidade. As consultoras investem em recursos humanos de qualidade e em tecnologias inovadoras que têm, inevitavelmente custos altos. E é ainda mais preocupante quando observamos outras consultoras, que acredito que também invistam forte nas suas empresas, a ‘vender’ serviços abaixo do custo.

Concluo que, para este mercado, a questão das avenças, é de fato, um assunto importante. Até porque, como otimista que sou, acredito que a Crise terá um fim. E convém, por essa altura, que os ‘players’ não tenham já destruído o mercado.

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